• Dra Flavia Figueredo

SUPERDICAS QUE NINGUÉM TE DÁ DE GRAÇA PARA LARGAR O AÇÚCAR

Quando pergunto para os pacientes de eles querem desenvolver doenças como diabetes, parkinson, alzheimer, a resposta lógica é que não!


Quando explico que a genética influência em apenas 5% dos casos de tais doenças e que os hábitos alimentares e cotidianos em 95% e que o açúcar é o principal causador de tais doenças, a pergunta que vem é: “pelo quê substituir o açúcar?”


A ideia não é substituir, apenas, o açúcar, mas livrar-se dele, o que deve demanda um processo que leva tempo e precisa de acompanhamento médico e psicológico em determinados casos, mas que podem ser iniciados com as dicas que darei mais à frente.


Para muitos a mudança de vida e revolução da saúde termina quando peço que parem de usar açúcar. Mas insisto, pois as doenças caudadas pelo açúcar são terríveis e a sua saúde é prioridade para mim!


Caso você queira para de comer esse veneno para a saúde, asseguro que é possível, pois aqui em casa conseguimos e os resultados são fantásticos: mais disposição, dores de cabeça sumiram (pacientes com enxaqueca apresentam melhora significativa no quadro ao parar com açúcar), emagrecimento, etc.


Para te ajudar, seguem algumas dicas muito valiosas que, se colocadas em prática, te levarão ao sucesso que é a liberdade do açúcar e melhora em diversos aspectos da saúde como disposição, pele, emagrecimento e combate à doenças futuras como o diabetes..


1º Dica: É preciso entender que somos viciados em açúcar.

Ao ingerir doces ativamos a mesma área do cérebro de um usuário de entorpecentes, o que nos torna dependentes do açúcar.


A dependência vai fazendo com que a quantidade ingerida seja cada vez maior, pois a sensação de prazer vai diminuindo com pequenas quantidades.


A partir desse entendimento é certo que não será fácil se libertar desse vício, como de qualquer outro (cigarro, por exemplo), mas nada é impossível, tendo em vista que pessoas conseguem se libertar até da cocaína! rsrsrs

Muitas vezes você vai passar dias sem utilizar açúcar e terá recaídas, mas não desanime! Recomece quantas vezes for preciso até conseguir. Lute sabendo sempre que está fazendo o melhor para a saúde.


2º Dica: Mudar comportamentos que criam e alimentam o vício: não sei você já percebeu, mas desenvolvemos uma cultura que será responsável pela morte de muita gente... o culto ao doce (de açúcar).

Utilizamos o doce para todos os momentos e sentimentos que vivemos: para comemorar (alegria), para chorar (tristeza), para ter força antes de ir para a academia (o que é errado), para presentear e até para comemorar a ressureição de Cristo (para os cristãos). 


Essa cultura começa no berço! Crianças ganham doce quando fazem algo correto, quando comemoram aniversário, quando estão triste, etc. São entupidas de doce desde cedo e o resultado disso é que tenho pacientes crianças pré diabéticos!


3ª Dica: não é fácil se livrar do açúcar de uma vez, mas aos poucos é possível.

Comece ingerindo menos doces. Pare de tomar sucos de fruta, pois o excesso de frutose (açúcar das frutas) é prejudicial também! Coma a fruta que é mais saudável!


Substitua o açúcar clássico por açúcar de coco e vá migrando aos poucos para o stevia, procurando sempre reduzir as quantidades.


Na vontade de comer doces coma frutas doces como Tamara, banana, mas não exagere! Experimente comer tâmara com morango, é uma delícia e ajuda a saciar a vontade de comer doce.



Tâmara com morango, Imagem retirada do Google.

4ª dica: Regular a microbiota intestinal! 


O açúcar destrói a microbiota (vulgo Flora intestinal) e torna mais difícil o processo de libertação do vício, vez que micro-organismos maléficos que ali habitam se alimentam do açúcar e na ausência do alimentos eles criarão uma forte necessidade por ele criando aquela velha “vontade de comer doce”.


É necessário procurar um médico que atue na microbiota intestinal para ajudar no processo de desintoxicação.


5ª Dica: pratique atividade física, de preferência com pesos! Além de te ajudar a ficar mais bonito(a), emagrecer e criar músculos, a atividade física diminui o stress e ansiedade, diminuindo a vontade compulsiva pelos doces.


Coloque em prática essas dicas valiosas e melhore muito a sua saúde! Em uma semana você já sentirá os benefícios e em pouco tempo perceberá que produtos com açúcar irão te causar mau estar.


Dra. Flavia Figueredo - Médica - CRM/RO 2.401

0 visualização

(69) 3422-0775

©2019 by Dra Flavia Figueredo