POR QUE A MEDICINA FUNCIONAL JÁ ESTÁ NO FUTURO?

Apesar dos avanços científicos e tecnológicos para tratamento de doenças, a medicina não está conseguindo conter o avanço da obesidade, diabetes, hipertensão e doenças crônicas, ou seja, ela não está sendo eficaz em evitar a perda da saúde!

Mais de 50% da população mundial está acima do peso, por isso caminhamos para uma epidemia de diabetes, depressão, hipertensão e já vivemos uma epidemia de obesidade. Crianças já estão sofrendo com diabetes e esse quadro não para de aumentar.

A Medicina Funcional busca identificar e combater as causas profundas da doença, e vê o corpo como um sistema integrado, e não uma coleção de órgãos independentes. Ela trata todo o sistema, e não apenas os sintomas.

Quantas vezes você foi ao médico e a única pergunta dele foi “o que você está sentindo?” e, após responder a pergunta, ele te receitou um ou alguns medicamentos e te mandou embora? Isso é remediar sintomas. A medicina funcional busca solucionar o problema na sua raiz.

Em uma abordagem funcional a medicina não quer saber apenas o que você está sentindo, mas, sobretudo, como você vive, o que come, como dorme, com quem se relaciona, como está a saúde emocional, pois todos esses fatores são capazes de gerar doenças e, se tratados, curar eficazmente a pessoa.

Tenho paciente, por exemplo, que tomava medicação para depressão há mais de 10 anos e, após tratamento, simplesmente não precisou mais tomar aquela medicação toda.

Além de analisar o organismo como um todo, é necessário entender que cada paciente possui particularidades que também devem ser levadas em consideração.

Nessa abordagem, não há como fazer uma consulta de menos de 1 hora, pois é preciso passam um tempo com o paciente, ouvir suas histórias e olhar para as interações entre genética, fatores ambientais e de estilo de vida que podem influenciar a saúde a longo prazo. Desta forma, a medicina funcional se personaliza para cada indivíduo com relação à saúde e vitalidade.

É também um processo de educação que visa não só corrigir os problemas que eles têm hoje, mas trabalhar para evitar que eles aconteçam novamente no futuro, por isso ela tem se mostrado eficaz no tratamento de doenças crônicas.

Espero que tenha gostado e compartilhe nas suas redes sociais, marcando pessoas que você ama para também entenderem o assunto.

Até mais.

Dra. Flávia Figueredo Médica - CRM/RO n. 2.401 Mentoriando a sua saúde Fones: (69) 3422-0775 ou 9.8426-2545 Marque sua consulta pelo Whatsapp clicando no link a seguir: bit.ly/DraFlaviaFig Instagram: https://www.instagram.com/draflaviafigueredo/?hl=pt-br​ Facebook: https://www.facebook.com/flaviafigueredomedica/

Endereço: Rua Manoel Franco, n. 809, entre T7 e T8, bairro Nova Brasília, Ji-Paraná/RO

15 views