Melhore da enxaqueca

Atualizado: 17 de Mar de 2019

Sabe-se que corpos cetônicos são benéficas para certas desordens cerebrais como epilepsia, depressão, autismo, Alzheimer. Além de causar a perda de peso e ajudar a combater a diabetes, colesterol entre outras. No entanto, elas também têm um efeito anti-inflamatório. Isto é importante porque a “inflamação estéril”, inflamação causada pelos danos e não pelos micróbios, está no cerne das enxaquecas. ⠀⠀⠀⠀⠀

Os corpos cetônicos atenuam a inflamação neural que é comum em epilepsia e enxaquecas e modulam a excitabilidade cortical, a taxa de disparo dos neurônios. ⠀⠀⠀⠀⠀

Uma teoria é que, cetonas protegem as células do cérebro, reduzindo as espécies que reagem ao oxigênio, que são subprodutos do metabolismo que pode causar inflamação. ⠀⠀⠀⠀⠀

Cherubino Di Lorenzo, da Universidade Sapienza de Roma, estuda o efeito de uma dieta cetogênica nos cérebros de pacientes com enxaqueca, em seu último artigo. ⠀⠀⠀⠀⠀

Segundo Di Lorenzo o interesse em dietas cetogênicas nasceu em 2009. Um efeito colateral comum da maioria dos medicamentos para a profilaxia da enxaqueca, é ganho de peso. O problema: aumento do peso também pode piorar as dores de cabeça nesses pacientes. Um nutricionista, Giulio Sirianni, observou que os pacientes submetidos a dietas cetogênicas apresentaram menor dor de cabeça. ⠀⠀⠀⠀⠀

Na maioria dos casos, as dores de cabeça desapareceram mesmo durante a fase cetogênica da dieta. ⠀⠀⠀⠀⠀

Depois de verem esses efeitos, decidiram confirmar os achados em uma grande população de pacientes. Estudaram dois grupos de enxaqueca e avaliaram o efeito de uma dieta cetogênica suas enxaquecas.

O nutricionista seguiu rigorosamente o protocolo da Sociedade Italiana de Dieta Médica, que diz restringir a dieta cetogênica a um mês. Observaram então que as dores de cabeça melhoraram drasticamente apenas durante a fase cetogênica da dieta e pioraram novamente no final desse mês.

Concluíram que a dieta cetogênica foi o motivo dessa melhora. A hipótese da pesquisa é que a combinação de corpos de cetona e mudança de resposta à glicemia pode levar ao excelente efeito terapêutico que observaram nos pacientes. ⠀⠀⠀⠀⠀

Conhece alguém que sofre de enxaqueca? Compartilhe com ela!

0 visualização