• Dra Flavia Figueredo

A vitamina D na prevenção de Diabetes

Em novo estudo* publicado em janeiro deste ano no The Journal of The North American Menopause Society, a suplementação de vitamina D foi associada a menores níveis de glicose no sangue.

O estudo acompanhou 680 mulheres de 35 a 74 anos, com o objetivo de avaliar uma possível associação entre deficiência de vitamina D e aumento da glicemia - sintoma característico da diabetes mellitus tipo 2.


Na análise, 3,5% estavam tomando suplementos de vitamina D. Estas, em comparação com as demais, apresentaram uma associação negativa com altos níveis de glicose. Antes que perguntem: claro que não estamos falando de relação direta de causa e efeito aqui.


Mas é interessante, sim, observar essa relação. "Embora não tenha sido comprovada uma relação causal, os baixos níveis de vitamina D podem desempenhar um papel significativo no diabetes mellitus tipo 2", frisou um dos membros da American Menopause Society, Dr. Joann Pinkerton.


Fonte: [Vitamin D could lower the risk of developing diabetes: Study demonstrates role of vitamin D in controlling glycemia. The Journal of The North American Menopause Society. 2019

53 visualizações

(69) 3422-0775

©2019 by Dra Flavia Figueredo