• Dra Flavia Figueredo

A INSÔNIA PODE TE MATAR!



O sono é um dos fatores mais importantes para a saúde no longo prazo. Noites mal dormidas (menos de 7 horas) resultam em falta de atenção e concentração, queda no rendimento físico e disposição, aumento do apetite e do peso, obesidade, diabetes, fadiga, irritabilidade, transtornos de humor, ansiedade e depressão.


Estudos demonstram que 45% da população mundial sofre de insônia e mais da metade já acorda cansada, sem disposição, o que está fazendo com a prescrição de medicamentos para dormir esteja chegando a níveis alarmantes!


Se você toma remédio para dormir, a fase REM, A MAIS IMPORTANTE DO SONO, é prejudica, fazendo com que, mesmo diante dos remédios, a pessoa acorde. O remédio pode até fazer dormir, mas não devolve a qualidade do sono, de forma que os efeitos colaterais no longo prazo trarão mais prejuízos ainda ao paciente.


Como melhorar a qualidade do sono?


1. DURMA NO ESCURO ABSOLUTO


A glândula pineal (cérebro), produz melatonina, hormônio responsável pela regularização do sono. Para a melatonina funcionar, é preciso estar num lugar tranquilo e bem escuro. Por isso, quando você acorda de noite e liga luz, sua pineal pensa que é dia e para de produzir o hormônio, atrapalhando que você volte a dormir.

Portanto, desligue a TV, apague qualquer foco de luz (até o LED do ar-condicionado), não ascenda luz para ir ao banheiro, desligue o wi-fi da sua casa para dormir (as ondas tb atrapalham).


2. RETIRE OS ELETRÔNICOS NO QUARTO


Qualquer eletrônico ligado na tomada perto do lugar onde você dorme atrapalha porque cria uma onda eletromagnética que prejudica a qualidade do seu sono.

Por isso, se você tem um despertador de tomada ou celular (este deve ser desligado), prefira um de pilhas e baterias. Quanto menos eletrônicos tiver no seu quarto, melhor para sua saúde.


3. PREPARE SEU CÉREBRO


Conforme for chegando o horário de dormir, vá apagando as luzes de casa, para fazer o cérebro entender que está chegando a hora de dormir.


4. PARE DE TOMAR REMÉDIOS PARA DORMIR


No longo prazo, a medicação para dormir pode causar dependência e vários efeitos colaterais que vão te trazer outros transtornos de saúde!


Se você toma remédio para dormir e/ou já está em estado de dependência e está disposto(a) a se livrar deles, te espero no consultório!

166 visualizações

(69) 3422-0775

©2019 by Dra Flavia Figueredo